Pernas em movimento | Hospital Lifecenter

Pernas em movimento 03/10/2012

A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma.

É um exercício que poder ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico.

A caminhada, além de tudo, ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas — tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos — é bem menor.

Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida.

É importante ressaltar que havendo qualquer dúvida quanto a como caminhar, devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. Além disso, antes de se iniciar qualquer atividade física, uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde é necessária.

Benefícios da caminhada:

- Melhora a circulação sanguínea – Diminui os riscos de problemas cardíacos – Melhora a ansiedade e o estresse – Auxilia nas dietas de emagrecimento – Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos – Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue – Evita o aparecimento da osteoporose – Combate o diabetes – Melhora o nível de condicionamento físico – Aumenta a imunidade do organismo

Prepare-se para caminhar:

- Antes de iniciar a caminhada, é necessário tomar alguns cuidados para que seu exercício seja mais agradável.

- O aquecimento é fundamental. No início da caminhada, os primeiros 5 minutos devem ser feitos sempre em ritmo mais lento.

- Ingerir apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada. Os líquidos devem ser em pouca quantidade (não mais que 200 ml).

- Evitar sol forte e frio intenso.

- Após a caminhada, é importante fazer exercícios de alongamento envolvendo principalmente a musculatura das panturrilhas, posterior das coxas e glúteos.

- Dê preferência para locais planos, arborizados ou pistas e parques específicos para caminhada.

- Se você tiver problemas cardíacos, é de fundamental importância consultar seu médico para verificar possíveis riscos à saúde.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br/caminhada/

  • Fonte: Google Images

 

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